Aprenda como diminuir o estresse nos estudos

Calma! O estresse nos estudos de vestibulares e concursos é bastante comum. Por vezes, esse esgotamento se dá devido a pressão própria ou de familiares, amigos etc. Sem falar que quanto mais tempo você estuda sem ser aprovado, mais estressado você fica.

No momento de iniciar os estudos para as temidas provas muitos sentimentos podem aparecer. Medo de não conseguir dar seu melhor, ansiedade para a data da avaliação e outros diversos sentimentos. Com isso, o estresse vai se instalando cada vez mais, deixando alguns estudantes muito nervosos e alterados.

6 dicas para evitar estresse nos estudos

Nesse ínterim, o maior problema desses sentimentos descontrolados é o baixo rendimento nos estudos. Então se você está com muito estresse nos estudos confira essas seis dicas que podem te ajudar a ficar mais relaxado até sua aprovação.

Confiança

Acima de tudo, o primeiro ponto e um dos mais importantes e que mais pode causar o estresse no vestibular é a falta de confiança.

Então, é muito comum que essa insegurança desperte medo, irritação e ansiedade. Por isso, tente ao máximo confiar em si mesmo.

Crie uma rotina de estudos

Lembre-se que você tem uma missão e crie planos pra ela. Ainda que pareça difícil, monte um quadro de tarefas com prioridades na frente do seu local de estudos. Como resultado, o mais importante é que você siga a risca essas tarefas e se dedique a elas.

Lembre-se de pedir para que seus familiares colabore com seus horários de estudos. Dessa maneira, ninguém vai te atrapalhar e ocasionar um surto estressante.

como evitar estresse

Neste seu plano de estudos, é importante colocar o horário que você estuda. Para entender melhor como funciona, basta acessar o artigo sobre como montar o Ciclo de Estudos.

Diga quais seus planos

Converse sempre com amigos e familiares sobre seus estudos. Em síntese, o estresse nos estudos por vezes pode estar relacionado ao fato do estudante não se abrir com outras pessoas sobre suas vontades. Então, desembucha!

Diga às pessoas mais próximas sobre suas metas, seus desejos, suas vontades. Esqueça a ideia de que seus estudos devem ser um segredo e fale. Se estiver sentindo dificuldade, fale; tem um bom rendimento, fale também. Se abra!

Evite a procrastinação

Ah!!! O ato de procrastinar… muitos estudantes sofrem com ele! Nessa jornada você terá que ser forte.

Para quem não sabe, procrastinar é o ato de sempre deixar as coisas para depois. Evite que o “amanhã eu estudo” se estabeleça em sua rotina diária. Caso contrário, a única finalidade que terá sua prova será a reprovação.

Inclusive, muitos alunos passam por estresse no vestibular por não sentirem que estão indo bem. Se isso vier a acontecer com você, questione os motivos e se for procrastinação, elimine-o como puder. Descubra aqui como parar de procrastinar.

Tenha momentos de lazer

Se divertir é o fator principal para não se sentir estressado. Portanto, não sobrecarregue sua mente o tempo todo e saia para momentos tranquilos e felizes.

acabar com stress nos estudos

Claro que esses momentos serão reduzidos, mas devem acontecer para a sua saúde mental funcionar bem. Criando um bom cronograma de estudos é possível ter ótimos momentos de lazer, como por exemplo.

  • Assistir uma sério ou filme
  • Ir passear ao ar livre
  • Ir ao shopping ou à praia
  • Fazer atividades físicas
  • Jogar futebol ou fitdance

Cuide bem da sua saúde

Um dos mais importantes cuidados para evitar o estresse no vestibular é o do próprio corpo. Portanto, hidrate-se, alimente-se bem e tenha boas noites de sono.

Aliás, fazer exercícios matinais como alongamentos e pular corda pode te deixar ainda mais concentrado e fortificado para as atividades diárias.

Com essas 6 dicas em prática, o estresse no vestibular pode até surgir, mas controlá-lo será uma tarefa fácil. Então, desejamos bons momentos de estudo e um bom resultado no seu vestibular!

FAQ: Principais perguntas sobre estresse nos estudos

O que provoca o estresse nos estudos?

De uma forma geral, o estresse é causado por uma preocupação desacerbada em relação a prova. A falta de ânimo e de uma rotina de estudos também pode provocar o estresse na hora de estudar.

Quais os sintomas de estresse?

A falta de motivação na hora de estudar, o medo e a ansiedade são os principais sintomas. Nesse caso, o aluno quer comer, assistir tv, mexer no celular ou descansar. Faz qualquer coisa para não estudar.

MAIS DICAS
ASSISTA: os melhores vídeos sobre dicas de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.