Tripé da aprovação | [PODCAST]

Home / Técnicas de Estudo / Tripé da aprovação | [PODCAST]
0

O método do Tripé da Aprovação é conhecido como 3R porque engloba três partes muito importantes da sua preparação e todas elas começam com a letra R: Resumos, Revisão e Resolução de questões.

Se você estuda para concursos e não coloca em prática o tripé da aprovação, poderá ficar MUITO longe de um bom resultado no concurso que você pretende fazer. Em suma, se você está estudando para concurso, vestibular e OAB, deve utilizar essa técnica.

O nosso cérebro precisa passar por essas três etapas para conseguir absorver todo o conteúdo estudado. Então, de nada adianta somente fazer resumos e não revisar o conteúdo, assim como não adianta fazer resumos e revisar se você não colocar em prática com a resolução de questões.

Tripé da Aprovação Funciona?

Conversando com outros concurseiros, eu percebi que a maioria deles utilizava o Tripé da Aprovação mesmo sem saber. Essa técnica de fazer resumo, revisar e resolver questões é básica para qualquer estudante, mas será que funcionaria para você?

De acordo com a quantidade de alunos aprovados, eu acredito que o Tripé da Aprovação serve para qualquer pessoa, pois é uma técnica que traz bons resultados a longo prazo quando bem utilizada.

Mas vamos falar sobre cada um dos 3R abaixo.

Resumos

Essa é a primeira parte do tripé da aprovação. Imagine que você tenha que ler vários livros gigantes durante a sua preparação para concursos públicos. Certamente não daria tempo de você conseguir separar as partes mais importantes e as que realmente caem na prova, não é?

É nesse ponto que surge a importância dos resumos, que vão fazer você conseguir ganhar tempo e focar somente naquilo que realmente cairá na prova!

Você precisa fazer resumos menores para ser mais eficaz na hora de memorizar o conteúdo de cada uma das disciplina estudada.

Revisão

Como diz Victor Ribeiro: “Sem revisão não há salvação”. Imagine que você comece a estudar um conteúdo novo hoje e fique várias semanas sem rever esse conteúdo, quando você for realizar questões verá que vai errar mais da metade delas.

Isso acontece porque você caiu na chamada “curva do esquecimento”, que diz que sempre após estudar algo você começará a esquecer todo o conteúdo gradativamente até não se lembrar de mais nada.

Fazer revisões periódicas do conteúdo estudado é a melhor maneira de acabar com a curva do esquecimento.

  • Aprenda como manter o foco na hora de estudar.

Resolução de Questões

No último R do tripé da aprovação você vai colocar em prática tudo o que estudou pelos resumos e pela revisão! Ao fazer a resolução de questões você vai descobrir se as outras duas etapas anteriores foram feitas da forma correta.

Ao terminar de resolver as questões, você precisa anotar exatamente como se saiu para poder comparar com resultados anteriores e colocar metas de melhoria. Por exemplo, se você fez 70% de aproveitamento hoje, poderá colocar uma meta de 80% para a próxima vez que for estudar a matéria.

Para resolver questões eu gosto de utilizar o Estratégia Concursos, isso pode ficar a seu critério.

Conclusão sobre o Tripé da Aprovação

Eu espero ter lhe explicado bem como funciona o famoso tripé da aprovação! Agora, eu preciso saber se você sabe o que deve fazer em cada uma das etapas desse tripé. De nada adianta entender como funciona se você não souber como colocar em prática de maneira efetiva e focada para a sua aprovação.

Comente abaixo qualquer dúvida que eu irei responder.

grupo zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»