Como usar o método de leitura SQ3R

Home / dicas de estudos / Como usar o método de leitura SQ3R

O método SQ3R é considerado a melhor técnica de estudo feita pela Universidade de Ohio. Sendo Francis Pleasant Robinson apontado como quem apresentou o método em 1946 ao publicar seu livro intitulado Effective Study – Estudo Eficaz – em tradução livre.

Muitos denominam a leitura SQ3R como método de estudo, e embora não estejam totalmente errados, a técnica é na verdade um método de leitura. Ou seja, com o SQ3R aprendemos a ler melhor para aprender melhor.

O método SQ3R refere-se ao acrônimo das primeiras consoantes das palavras da língua inglesa Survey, Questions, Read, Recite e Review. Que significam em nossa língua, respectivamente, Pesquisar, Questionar, Leitura, Recitar e Revisar.

grupo zap

Assim, você vai desenvolver o ato de leitura em cincos etapas ou atividades diferentes. Pode parecer estranho para você ler em cinco etapas, mas acredite, essa é a forma mais adequada para compreender e interpretar exatamente o que está sendo dito.

Porém, se você achava que ler era um ato único e indivisível, certamente você estava lendo da forma menos produtiva e proveitosa. Portanto, abra sua mente e veja abaixo como aprender a ler de forma fácil e rápida com essas cinco etapas.

As 5 etapas do método SQ3R

[Survey] Pesquisar

Essa pesquisa envolve um olhar apurado para: o sumário; o capítulo; o título; os cabeçalhos; os subtítulos; os textos explicativos sobre as fotos, diagramas, gráficos ou mapas. 

Abrange também dar uma olhada nas questões e direcionamentos feitos pelo professor/autor, como também no parágrafo de abertura e na conclusão do texto.

Em outras palavras, antes de ler o material – livro, PDF, apostilas, artigos – você vai buscar saber do que ele trata, fazendo uma análise em sua estrutura.

grupo zap

Por exemplo, antes de iniciar a leitura de um novo livro, leio o título (para saber o assunto principal), a apresentação, a introdução, o sumário e a bibliografia do autor, assim como folheio as páginas para conhecer o tamanho da letra, a quantidade de páginas, a forma como o conteúdo está escrito etc.

[Question] Questionar

A etapa de questionar nos ensina que devemos formular perguntas enquanto estamos examinando a etapa anterior – o pesquisar.

Nessa etapa vamos transformar títulos, cabeçalhos e subtítulos em questionamentos. Por exemplo, ao pegar um livro faremos as seguintes perguntas:

  • Qual o assunto do livro?
  • Quem é o autor?
  • Qual sua estrutura?
  • Quais são os capítulos?

Uma recomendação quanto ao ato de questionar é ler as questões depois dos capítulos e sub-tópicos do material. Faça perguntas para você mesmo quanto ao assunto: o que o autor falou sobre o capítulo ou assunto principal?

Por fim, se questione:

  • o que já sei sobre o assunto?
  • Os argumentos do autor são válidos?
  • Concordo com o que ele diz?

Resumindo, essas duas etapas nos ajudam a aguçar a curiosidade mental fornecendo uma noção da leitura e servindo também como uma forma de preparar o cérebro para receber novas informações.

Dessa forma, estamos aptos a iniciar a próxima etapa, que é a leitura utilizando três formas distintas: Leitura, Recitar e Revisar.

[Read] Leitura

É a etapa em que você começa a ler de fato. Envolve uma leitura do texto de maneira geral, rápida e sem preocupação com o entendimento pormenorizado, o que nos possibilitará ter uma noção global da leitura.

Diz-se que estaremos fazendo um sobrevoo pelo texto antes de aterrissarmos nele. Nessa etapa de leitura buscaremos identificar a ideia central, os detalhes mais importantes que sejam de rápida captação.

Iremos ler os títulos e subtítulos, assim como observaremos de forma atenta figuras, gráficos, notas, termos em negrito, grifados ou em itálico.

Buscaremos também, nesta etapa, respostas para questões levantadas na etapa anterior. Responderemos perguntas do começo ou do final de capítulos, assim como em estudos dirigidos.

Enfim, aqui faremos um “voo geral” sobre o que será lido em seguida de forma mais detalhada.

[Recite] Recitar

O segundo R do método SQ3R é recitar, que significa dizer em voz alta e clara o que é lido. Entretanto o recitar desta etapa é mais abrangente. Isso porque faremos uma leitura tradicional, com mais atenção, e de forma detalhada.

Entraremos nas entrelinhas do texto. Nessa etapa de leitura você analisará o texto, tirando conclusões, criticando, concordando ou não com ele.

Você fará também anotações no texto, marcará os pontos mais importantes que identificar, seja sublinhando, destacando ou riscando o texto.

Tentaremos verbalizar perguntas sobre a leitura, bem como sumarizar com nossas próprias palavras o que acabou de ser lido.

O recitar envolveria um aprendizado de força quádrupla: ver, dizer, ouvir e escrever. Em síntese, a ideia central de recitar é tirar o máximo de aprendizado do texto, de maneira que o estudo seja lembrado futuramente. E é neste ponto que entra a última etapa do método SQ3R, revisar.

[Review] Revisar

Revisar compreende ver de novo, ter novamente sob os seus olhos aquilo que você leu e/ou estudou. Destaca-se que o ato de revisar é um processo cíclico e contínuo, de forma que ele seja feito em vários momentos distintos.

Ao revisar, vamos rever as partes mais importantes do texto que foram destacadas, marcadas ou sublinhadas na etapa recitar. O cerne da revisão é trazer à memória aquilo que lemos antes, isso porque com o passar do tempo nossa memória tende a esquecer.

Na etapa de revisão vamos reler o texto, revisando pontos cruciais e mais marcantes, reforçando pontos de difícil compreensão.

Como dito anteriormente, o ato de revisão é um processo cíclico e contínuo, o que significa que as revisões terão que ser feitas em períodos diferentes após a leitura do texto.

Geralmente as revisões são feitas nos períodos de 24 horas, 7 dias, 15 e 30 após a conclusão do estudo nas etapas anteriores, mas isso não é uma regra geral. O período de revisão é relativo, onde você poderá estabelecer o melhor período para fazer suas revisões, desde que elas sejam feitas.

Ao fazer revisões, construímos uma base sólida de conhecimento em nossa memória, evitando assim o efeito branco na hora da prova.

Em suma, revisar é ver novamente aquilo que lemos e/ou estudamos.

Como aplicar o método para provas

Acredito que a melhor forma de aplicar o método SQ3R nos estudos para concursos e vestibular seja seguir as etapas descritas anteriormente.

Aliás, o método deveria ser uma regra para todo estudante, isso porque ele seria a melhor forma de se ler a enorme quantidade de material que temos que estudar, principalmente a etapa de revisão.

A relação custo/benefício é enorme. Você pode até pensar que gastará mais tempo para ler um livro ou pdf, mas acredite você aprenderá muito mais o que lê levando para a prova aquilo que de fato importa para sua aprovação.

E aí, o que achou do método? Já o conhecia? Deixe seu comentário abaixo.

FAQs – dúvidas sobre o método SQ3R

O que é SQ3R?

SQ3R é a inicial das palavras inglesas Survey, Questions, Read, Recite e Review. Que significam Pesquisar, Questionar, Leitura, Recitar e Revisar.

Para que serve o método SQ3R?

A técnica de leitura SQ3R serve para auxiliar, principalmente, quem estuda por meio de livros e apostilas e precisa absorver um conteúdo escrito muito vasto.

grupo zap

Leia Mais +

Uma resposta para “Como usar o método de leitura SQ3R”

  1. Avatar de Dayana Oliveira
    Dayana Oliveira

    Gostei do artigo. Seria ótimo ter um exemplo contento texto aplicado essa técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»